quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Milagres?!?! Só na Terra Santa

Por: David Salgado

Buscando explicações para determinados fatos e acontecimentos ocorridos em Israel, cheguei a uma surpreendente conclusão: continuam acontecendo milagres em Eretz Israel.

Para melhor explicar como cheguei a essa conclusão, li um comentário do Rabino Eliahu Birnbaum em seu livro de Parashat Hashavuá “Mas Alla del Versiculo”, no qual em uma das perashiot (Beshalach) ele elucida sobre milagres e nos explicar o que são. Assim escreve o Rabino Birnbaum:

“Desde os tempos remotos, as histórias sobre os milagres despertam grande interesse. Em nossa parashá ocorrem dois dos milagres mais interessantes e conhecidos: a separação das águas do Mar Vermelho e a provisão do “maná” (comida que D-us fez chover diariamente ao povo de Israel durante os quarenta anos que permaneceram no deserto).

O primeiro milagre, o da abertura do Mar Vermelho, foi um milagre momentâneo e único; D-us converteu o mar em terra seca para que o povo Judeu pudesse atravessá-lo e salvar-se da ameaça egípcia.

O segundo milagre, a provisão do “maná”, foi um milagre contínuo. Este milagre permaneceu durante os quarenta anos ao longo da travessia pelo deserto. O “maná” alimentou os milhões de judeus que perambularam pelo deserto, que não tinham a possibilidade de procurar o seu próprio sustento.

Pelo fato de estarem no deserto, os filhos de Israel deveriam sobreviver sobre a base dos milagres. Lutaram e venceram nas guerras do deserto graças a milagres, e se alimentaram diariamente através de milagres. Desde o momento em que pisaram em Eretz Israel, o povo de Israel já não se mantinha através dos milagres, começando sua vida normal, que em inúmeras vezes se viu também, caracterizada pela ocorrência de milagres.

Cada estilo literário e cada filosofia religiosa que se refere à existência de milagres deve oferecer-nos sua própria versão do que constitui um milagre. Existem os que ampliam a conotação deste termo para englobar numerosas expressões, enquanto outros a restringem a poucas possibilidades. No famoso conto de fadas “Alice no País das Maravilhas”, por exemplo, os milagres constituem normas, e segundo nos diz o relator: ’Alice estava tão acostumada com os milagres, que apenas os acontecimentos naturais da vida a surpreendiam...’”

Ops! Será que o israelense está vivendo no país das maravilhas? Será, que também pensamos do mesmo modo que Alice e o extraordinário é o comum e o comum é o extraordinário?

De um modo ou de outro, após a lista que vou lhes mostrar a seguir, tenho certeza que vão tirar suas próprias conclusões, eu já tirei a minha.

Lista dos últimos “milagres” que ocorrem diariamente ou ocorreram em Israel

1 – “Jesus” aparece no Muro das Lamentações (e acreditem ou não, acompanhado de ninguém menos do que MADONA!!!)

2 - Um cavalo consegue saltar por cima de um obstáculo com quase 100% de perfeição. Bem agora vamos aos detalhes: não era nenhum turfe muito menos um Grande Prêmio Brasil, era uma rotineira cavalgada; o cavalo estava sem o jóquei e o obstáculo a ser suplantado, não era uma tora qualquer a média altura, mas sim, um carro em alta velocidade vindo em sua direção. O adubado animal consegue saltar por cima do automóvel causando apenas um grande susto a motorista (e ao próprio cavalo com certeza) que viu seu para brisa se estilhaçar sem lhe causar nenhum arranhão ou maiores danos. Um susto ou um milagre?!

3 – O presidente do Centro de Cultura Brasil e Israel, o Advogado, Dr. Marcos Wasserman escreveu em uma de suas matérias para o jornal Tribuna Judaica, que Israel é o único lugar do mundo onde a velocidade do som é maior que a velocidade da luz, esse milagre (contínuo é claro) acontece diariamente a milhares de israelenses. Basta estar parado num cruzamento esperando o sinal abrir, tendo atrás do seu carro um israelense bem comum, tranquilo, ele não precisa estar nervoso, chateado, irritado, atrasado, nada disso, aí você vai perceber que um som bem familiar (buzina) vai lhe alcançar os ouvidos milésimos de segundos antes que a luz do semáforo mude para verde!!! Agora não queiram imaginar o que acontece quando o motorista estiver chateado!!!)

4 - Aconteceu semana passada, o Primeiro Ministro de Israel, desapareceu! Um milagre! Bibi desapareceu?!?! Ninguém sabia dizer onde ele estava, alguns diziam em alguém lugar secreto ao redor de Dimona, outros diziam que ele estava brincando de pira se esconde (brincadeirinha!!!), mas afinal onde estava o Primeiro Ministro? Quem diria, Bibi estava na Russia e agora cabeças vão rolar só porque alguém foi delatar onde Bibi estava escondido... será possível que ninguém pode brincar de pira se esconder nesse país?

5 - Depois de Madona semana passada foi a vez de Júlio Iglesias visitar Israel, esteve aqui no país fazendo dois Shows, por si só um milagre! Mas ficou mais marcante esse milagre quando o próprio declarou: “eu sou judeu da cintura para cima”?!?! Dá para entender o que ele quis dizer?… Julio garantiu ao público presente que sua mãe era judia!?! Ou seria marrana?

6 – E finalmente e falando sério, o milagre é o nosso Nassi (Presidente) Shimon Peres. Recentemente se sentiu mal e desmaiou durante uma palestra. Graças a D-us foi apenas uma mal estar e em seguida se despertou e já queria seguir com sua agenda. Agenda esta, aliás, classificada por sua própria porta-voz como “agenda assassina”, referindo-se ao excessivo número de compromissos que o Nassi tem diariamente, ela acrescenta ainda: “Shimon Peres levanta todos os dias as 5:00h e só para de trabalhar depois das 22:00h, mesmo para pessoas de media idade seria uma agenda excessiva, o que dizer para um homem de 86 anos”, explicou Ayelet Frish porta-voz da presidência. Mas, preventivamente, Peres foi levado ao Hospital depois que seu médico particular e genro assim o aconselhou. Com 86 anos, Shimon Peres, pode-se dizer, é o último dos grandes líderes israelenses da geração que lutou pela libertação do Estado de Israel, ele é um dos ícones da história do país e do judaísmo moderno. É um milagre diário para o povo judeu ver Shimon Peres com tanta força, perseverança, e acima de tudo, vê-lo de demonstrar tamanho amor pelo seu povo e pelo seu trabalho.

Que o Eterno o preserve por muitos e muitos anos, até os 120 pelo menos (idade de Moshe Rabenu), “e que nosotros lo miremos” (expressão no dialeto, raquitia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário