domingo, 20 de março de 2011

Rota Sefaradi -Excursão a Sefarad e Portugal



ROTA JUDAICA – SEFARAD E PORTUGAL – 12 dias/ 9 noites – Saída 19/06/2011
PROGRAMA DETALHADO

Dia 1  - 19/6/11 Rio de Janeiro
Viagem do Rio de Janeiro para Madrid pela Ibéria vôo IB6024 

Dia 2 – 20/6/11 Madrid e Segovia
Iniciaremos nossa visita com um passeio panorâmico em Madrid, iremos a Praça Maior, a principal praça de Madrid, a Praça de Orienta, Praça Espanha, Estação de Trem Atocha e continuaremos em direção a cidade de Segovia. Em Segovia visitaremos o Aquaduto famoso da cidade, e continuaremos para o Bairro Judeu, veremos o Centro Didático e nos encontraremos com a Diretora do local que nos falará sobre as atividades educacionais daquele lugar. Visitaremos a Igreja Corpus Cristi que era no passado o maior Beit Hakenesset de Segovia e depois conheceremos Alcazar, o Palácio Real da Espanha.
Jantar e hospedagem em Segovia – Hotel Los Arcos ou similar

Dia 3 – 21/6/11 – Segovia e Toledo
Após o café da manhã, viajaremos para a cidade de Toledo, a Jerusalém que havia em Sefarad. Visitaremos o Bairro Judaico, a Sinagoga que homenageia Shemuel Levy Abulafia e hoje denominada el Transito e o Museu Sefaradi alí localizado. Visitaremos também a Sinagoga Even Shoshan, hoje Santa Maria La Blanca e conheceremos o Sokodobar – a praça do Mercado.
Jantar e hospedagem em Toledo – Hotel Alfonso IV ou similar

Dia 4 – 22/6/11 – Behar  - Hervas
Após o café da manhã, viajaremos a cidade de Bahar cujos nomes de famílias como Behar, Bazer, Baharno, são originários desta cidade. Conheremos o Bairro Judaico e o Museu de nome David Melul, onde encontraremos o Diretor do Museu que nos falará e contará sobre as atividades do mesmo. Continuaremos em direção a cidade de Herbas, uma pequena cidade localizada as margens do Rio Ambaros com um passado judaico e presença de Anussim. Faremos um passeio com musica judaica sefaradita dentro do Bairro judeu da cidade.
Jantar e hospedagem em Hervas – Hotel Sinagoga ou similar

Dia 5 – 23/6/11 – Hervas – Caceres – Castelo de Vide
Após o café da manhã, viajaremos para a cidade de Caceres, cidade com características da Idade Média mas bem preservada da Europa. Nela, visitaremos o Bairro Judeu dentro e fora das muralhas, veremos uma maquete da cidade velha e a praça principal. Depois continuaremos viagem para Castello de Vida onde conheceremos o Bairro Judeu e seus habitantes descendentes dos Anussim de Portugal, que apresenvam costumes judaico do passado longinquo. Visitaremos a Sinagoga e o Museus judaico que mostra a vida dos judeus que viviam em Castello De Vida e os lugares para onde se espalharam. Nos encontraremos com o ex-prefeito da cidade que é descendente de judeus que sofreram com a Inquisição e foram convertidos à força.
Jantar e hospedagem em Castelo de Vide – Hotel Sol e Serra ou similar

Dia 6 – 24/6/11 – Castello de Vida – Monsanto – Belmonte
Após o café da manhã, viajaremos em direção ao vilarejo de nome Monsanto com cerca de 1200 habitantes e depois seguiremos para Belmonte. Belmonte ficou famosa no mundo judaico principalmente após a descoberta do Engenheiro Shwartz, que chegou ao lugar por volta dos anos 20 e descobriu os descendentes de Anussim daquela pequena cidade. Participaremos do Kabalat Shabat junto com a comunidade local de Belmonte
Jantar e Hospedagem em Belmonte - Hotel Belsol ou similar

Dia 7 25/6/11 – Belmonte
Pela manhã participaremos da Tefilát Shacharit na Sinagoga de Belmonte. Depois do Kidush, visitaremos o Museu judaico. A tarde descanso e Oneg Shabat na Sinagoga. Havdalá e depois atividades para todos com o Rabino da comunidade de Belmonte – Elisha Salas.
Jantar e Hospedagem em Belmonte - Hotel Belsol ou similar

Dia 8 – 26/6/11 – Belmonte – Trancoso – Guarda
Após o café da manhã, seguiremos para a cidade de Trancoso, cidade murada com passado judaico impressionante. Visitaremos o túmulo do Bandara, compositor e sapeteiro, que suas músicas profetizaram o sofrimento durante a Inquisição. Conheceremos o antigo Bairro judeu de Trancoso e descobriremos os sinais gravados nas pedras que comprovam a presença judaica na cidade. De Trancoso seguiremos para Guarda, o vilarejo mais alto em Portugal e  conheceremos os sinais místicos gravados em pedras no antigo Bairro judeu do lugar.
Jantar e Hospedagem em Guarda – Hotel Lusitania Parque ou similar

Dia 9 – 27/6/11 Guarda – Porto
Após o café da manhã, seguiremos para a cidade do Porto. Visitaremos o porto pitoresco repleto de lagares famosos onde se fabricam o Vinho do Porto. Visitaremos a Sinagoga “Makor Chaim”, uma verdadeira Catedral do judaismo no Norte de Portugal construida por Capitão Barros Basto, também conhecido como o Dreyfus Português, e descobriremos porque este título ao conhecer o pequeno Museu que conta a história de sua vida. Conversaremos com o presidente da pequena comunidade judaica aí existente, que nos contara sobre as atividades que estão sendo feitas para aproximar os Bnei Anussim ao judaismo.
Jantar e Hospedagem na cidade do Porto – Hotel Melia Gaia Porto ou similar

Dia 10 – 28/6/11 Porto – Coimbra – Lisboa
 Após o café da manhã, iniciaremos a descida pela orla marítima do país. Viajaremos via Aveiros, que está sobre os canais de água  e lagoas de sal. Continuaremos depois até a cidade de Coimbra. Segunda capital de Portugal, nesta cidade está a Antiga Universidade de Coimbra, entre as mais importantes da Europa e depois chegaremos até Lisboa. Participaremos de um Show de Fado na cidade de Lisboa.
Jantar e Hospedagem em Lisboa – Hotel Olissipo Marques de Sá ou similar
Dia 11 – 29/6/11 Lisboa
Após o café da manhã, iniciaremos nossa visita a Lisboa, capital portuguesa. Um passeio panorâmico pela cidade, começando pelo Palácio Santo Jorge, depois uma visão panorâmica da cidade. Visitaremos o Convento Ironimus, na Andarta do Descobridor do Mundo e a Torre Balan. Continuaremos e visitaremos o Bairro judeu e a Sinagoga “Shaarei Tikva”. Depois então já estará na hora de ir ao aeroporto para retornarmos a Madrid atravês do vôo IB 3105 da Ibéira com previsão de partida para as 20:45h
Dia12 – 30/6/11 – Rio de Janeiro
Viagem de Madrid para o Rio de Janeiro no vôo IB6849 com previsão de chegada ao Rio de Janeiro por volta das 07:05h


O preço inclui:
  • Todos os vôos internacionais descritos no programa
  • Taxas de embarque em todas as escalas
  • 9 noites de hospedagem em hotéis de primeiro nível turístico
  • Meia pensão (café da manhã e jantar). Duas refeições kasher em Belmonte no Shabat. Possibilidade de solicitar peixes com escamas envolto em papel laminado e assado na brasa para os jantares.
  • Excursão em ônibus de luxo com ar condicionado.
  • Entrada aos lugares para visita de acordo com o programa.
  • Guia local onde necessário.
  • Guia israelense especialista em judaismo espanhol e português falando português ou espanhol.
  • Gorjetas

O preço não inclui:
  • Extras pessoais.
  • Entradas ou refeições não mencionadas no roteiro.
  • Seguro Saúde de viagem – pode ser feito através do escritório da Geographical Tours.
  • Acréscimos para apartamento single

Preço da Excursão de acordo com o número de participantes
15 participantes ...................         U$ 3590,00 por pessoa em apto. duplo
20 participantes ...................         U$ 3365,00 por pessoa em apto. duplo
25 participantes....................         U$ 3240,00 por pessoa em apto. duplo

Forma de pagamento – até três vezes em cartão de crédito internacional.
As inscrições são feitas diretamente com a empresa israelense Geographical Tours –

Informações e Inscrições:

Informações e reservas
GeoTours - Leah Netzer:
Skipe: Leah.netzer            e-mail: sefarad@geotours.com      tel: 972 3 5639008
Fax: 972 3 6244333

Informações apenas:
Amazônia Judaica – David e Elias Salgado
tel: 21 22255618 ou 21 91310253 com Elias
tel: 972 525634934 ou 972 2 6256239 com David



Nenhum comentário:

Postar um comentário